Building on the Rock Instead of Sand
(Construindo sobre a Rocha em de sobre a Areia)
“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela não desabou, porque tinha sido construída sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.”
Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, as multidões estavam maravilhadas com a sua doutrina, porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas. (Mateus 7:24-29, NAA)
Eu não cresci perto do oceano, então, quando íamos à praia, era uma ocasião especial. Lembro-me de viagens em família, quando era criança, para um chalé alugado em Myrtle Beach, onde passávamos os dias na areia e na água. Uma das minhas alegrias mais simples era ficar no mar, deixar as ondas me envolverem e tentar manter o equilíbrio enquanto a maré lavava a areia debaixo dos meus pés. As fortes correntes de água tornavam difícil permanecer em pé, mas eu gostava do desafio! No entanto, esse passatempo divertido para uma criança pode ser uma experiência devastadora para uma família que vê uma tempestade inundar e corroer o solo sobre o qual sua casa foi construída, fazendo com que ela desmorone.
Jesus usa essa imagem de destruição como um aviso para aqueles que se contentam em ouvir Seus ensinamentos, mas não colocam Suas palavras em prática. As coisas podem parecer estar indo bem enquanto não houver estresse ou desafios, mas quando as ondas de crise chegam, o fundamento de suas vidas não é forte o suficiente para sustentá-las, e a vida desmorona. Somente aqueles que respondem aos Seus ensinamentos, colocando-os em prática, descobrirão que podem sobreviver às inevitáveis tempestades da vida.
Nessa passagem, Jesus faz uma afirmação que nenhum outro mestre de Israel tinha o direito de fazer. Ele disse que Seus ensinamentos eram a verdade e que deveriam ser obedecidos. Aqueles que prestarem atenção e responderem estarão seguros, mas aqueles que se contentarem em ouvir sem responder em obediência, verão a destruição. Não é de se admirar que as multidões tenham se espantado com seus ensinamentos. Ninguém jamais havia reivindicado esse tipo de autoridade antes! Na verdade, ninguém mais tinha esse tipo de autoridade. Devemos nos fazer esta pergunta: “Como estou reagindo ao ensino de Jesus?” Cuidado com a resposta - é fácil nos enganarmos.
Vivemos em uma época em que o acesso ao conteúdo bíblico é fácil para muitos de nós. Ouvimos a leitura das Escrituras nos cultos da igreja, escutamos sermões que explicam o que elas dizem, escutamos podcasts durante a semana e lemos as Escrituras como parte de nossas práticas devocionais. Todas essas são boas práticas e podem ter um efeito poderoso de moldagem em nosso coração e em nossa vida. No entanto, devemos estar atentos ao seguinte perigo: se não lermos e ouvirmos a Palavra de Deus com um coração que deseja aprender, crescer e ser obediente ao Senhor, podemos estar nos enganando e achando que conhecer as Escrituras é suficiente. Se não nos comprometermos a colocar em prática o que aprendemos de Deus em Sua Palavra, esse conhecimento não nos fará muito bem e, de certa forma, pode até ser prejudicial para a nossa alma.
Reconheço e confesso que a minha própria obediência à Palavra de Deus é apenas parcial e imperfeita. Conheço mais as Escrituras do que estou realmente colocando em prática, e isso me preocupa. Entretanto, esse descontentamento de minha parte é, na verdade, um bom sinal, demonstrando que o desejo de meu coração é ser mais obediente. Portanto, oro para que Deus continue Sua obra transformadora em mim. Acho que a pergunta que preciso fazer a mim mesmo e que o encorajo a fazer a si próprio é: “Será que estou satisfeito em tão somente conhecer as Escrituras intelectualmente ou estou comprometido em vivê-las cada vez melhor à medida que Deus me guia?”
Essa é uma pergunta primordial para nós que ensinamos e lideramos grupos de estudo bíblico. Se o nosso coração se contenta em conhecer bem a Bíblia, mas não sente nenhuma urgência em colocá-la em prática, então também nos contentaremos com lições e estudos bíblicos que incentivam as pessoas a quem ensinamos para fazer o mesmo. Ficaremos satisfeitos apenas em familiariza-los com o que a Bíblia diz, ajudando-os a entendê-la mais plenamente e capacitando-os a explicá-la a outras pessoas. Mas nossas casas serão construídas sobre a areia e não resistirão à tempestade. Precisamos preparar nosso coração para fazer melhor do que isso! Talvez não sejamos perfeitos na aplicação das lições das Escrituras, mas não podemos deixar de perseguir essa meta de obediência. Deus é um professor paciente e amoroso que sempre nos mostrará o caminho a seguir, e Ele nos dá o Espírito Santo para trabalhar em nós e transformar nossas atitudes e vontades, de modo que a obediência cresça como fruto de Sua vida em nós. Às vezes, podemos nos sentir desanimados ao ver nossa própria falta de progresso, mas como estamos em Cristo e o Espírito está em nós, temos esperança. Como Paulo escreveu aos coríntios,
Ora, este Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito. (2 Coríntios 3:17-18, NAA)
De fato, Deus está trabalhando em nosso interior, nos ajudando a responder com maior obediência ao que aprendemos em Sua Palavra. Ele deseja que busquemos isso, reconhecendo que temos ainda muito a aprender e muitas áreas nas quais crescer. Que Deus nos ajude a posicionar nosso coração em uma obediência maior, mais do que em um conhecimento maior. Se fizermos isso, teremos um conhecimento e compreensão maiores à medida que experimentarmos a bondade de Seus ensinamentos.
Pai, peço que me livre de tão somente me contentar em conhecer e entender sua Palavra. Ajude-me a desejar e a aprender como colocar seus ensinamentos em prática para que minha vida seja construída sobre seu alicerce seguro. Ajude-me para que meus estudos bíblicos incentivem um compromisso e uma resposta semelhantes naqueles a quem ensino, para que juntos possamos crescer como seus filhos, transformados cada vez mais em seu próprio caráter. Obrigado por Seu amor e paciência enquanto aprendemos a segui-Lo mais plenamente. Amém.
Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved